.

.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

ASSEGURE SEU FUTURO !!! ESTUDE NO IUB - INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO -

Quero acreditar que a maioria de vocês, algum dia, já se deparou com um encarte do Instituto Universal Brasileiro. Eu quando criança, sempre que comprava um gibi, fosse da editora Abril/ Vecchi/ Ebal/ RGE e etc... Lá estava o tal encarte dizendo: “Assegure o seu Futuro! Estude por correspondência no Instituto Universal Brasileiro”. E eu achava o máximo essa estória de estudar por correspondência. E de acordo com meus “miolos” de criança atropelada das idéias, estudar no IUB era tudo que havia de mais moderno. Principalmente por se tratar de um Instituto que falava de algo assim... Como direi: Tão Universal, tão Brasileiro, tão abrangente... E tão presente em TODOS os meus gibis. E eu juro, fiquei muitas vezes “angustiado” pensando que o meu futuro só estaria garantido através dos cursos do IUB. Verdade! Eu ficava super preocupado cada vez que abria as páginas dos meus gibis e a propaganda era sempre a mesma: “Assegure o seu Futuro...” Isso era um tormento dentro da minha cabeça. E querem saber o porquê desse tormento todo? E o que tinha a ver minha “angustia” com o IUB? Ora! Tinha tudo a ver... Eu era um garoto que aspirava ser um astronauta da NASA para fazer pesquisas nas crateras lunares e infelizmente, o Instituto Universal Brasileiro só oferecia cursos de torneiro mecânico, corte e costura, mecânica e elétrica de automóveis, rádio, televisão, eletricidade e tantos outros. Menos, o meu curso de astronauta. Somente depois é que vim entender que a proposta do IUB era o de aperfeiçoamento técnico com bases profissionalizantes. Atualmente eu não moro na lua e morro de medo de choque elétrico.
O Instituto Universal Brasileiro foi fundado em 1941 e é um dos pioneiros no ensino à distancia no Brasil. Com o passar do tempo, veio a se tornar a maior escola do gênero no país. Já formou milhares de alunos nos Cursos Profissionalizantes, Supletivo e Cursos Técnicos. Ele faz parte da primeira geração de ensino à distancia (o ensino por correspondência ) caracterizado pelo material impresso e distribuído por meio de empresas de correio, modalidade na qual ele é destaque no Brasil. Atualmente o ensino à distancia envolve toda uma tecnologia via internet. É praticamente tudo on-line e com altos recursos de multimídia.
O Instituto Universal Brasileiro há quase 70 anos, vem desempenhando (ainda) um papel relevante no método de ensino à distancia. Pois em nosso país existem pessoas que, por vários motivos, não podem freqüentar as escolas regulares e nenhum  curso profissionalizante.
Propagandas como esta sempre afirmavam que: “Estude nas horas de folga. E logo aprenderá a montar e consertar rádios, televisores, transistores, toca-discos, radiolas, três em um e etc. Vossa senhoria poderá GANHAR MUITO DINHEIRO com trabalhos fáceis e muito procurados.” Eu mesmo conheci muita gente em minha cidade que sustentou famílias inteiras após terminar os cursos da IUB.
O que eu achava engraçado eram os depoimentos com as fotos estampadas nos encartes do IUB... Tipo: Onezindo C. dos Santos, Tupã – MG. Ganhava o salário mínimo e hoje tem oficina de rádio e Tv e uma perua KOMBI. Chega a ganhar até Cr$: 600,00 por mês; José Lopes de Freitas, Furnas – MG. Diz que graças ao curso de Rádio e Tv, chega a ganhar Cr$ 100,00 por mês. O máximo não?
Existiam cursos específicos para mulheres como: Corte e costura (o mais procurado), bordado, tricô, crochê, secretária particular entre outros. O curso de corte e costura promoveu a independência financeira de muitas mulheres na época. O kit do curso vinha completo, com moldes, fita métrica, tesouras, papel de seda e manilha, régua, carretilha, figurinos para adultos e crianças e até carteiras de estudante, bem como, os com os cartões de visita. Um luxo.
Aproveite! Preencha o cupom agora mesmo e assegure o seu futuro com o Instituto Universal Brasileiro. Boa sorte!

10 comentários:

Dona Sra. Urtigão disse...

Voce é demais! Adoro viajar, e adoro viajar ao passado, conforme voce nos proporciona aqui

angela disse...

Lembro disso...rs e também ficava pensando em fazer aqueles cursos. Não pensava ser astronauta ou algo do gênero, mas a independência financeira me tentava e estudar por correspondência, não precisar ir a escola era tudo o que mais desejava.
Gosto muito de seus textos, você escreve muito bem.
beijos

franka disse...

Marcos! Que demais seu blog, como eu nunca vim aqui antes, menino! Eu que te amava e não sabia, hahaha. Fiz um post procê no frankamente, depois confere lá, beijão!

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

rs ... já fiz um curso por correspondência com eles acredita? não me pergunte qual pq não vou contar ... rs

bjux

adoro isto aqui querido

;-)

Pati Araújo disse...

Oi Dhotta!

Parabéns!! Mesmo atrasado... Desejo à vc tudo de maravilhoso, muita saúde, felicidade e tudo o mais que vc desejar. Seja feliz, meu amigo!
---------------------------------
Bom, quanto ao IUB...
Outro dia comentei com Lua, que lê as revistinhas dos anos 80 e vê as propagandas do IUB, como isso era o máximo na época, uma "mudernidade" *rsrs*
E quando as propagandas vinham ilustradas com quadrinhos?! era muito legal! Uma coisa meio foto novela kkkkkkk
Ai, ai...só vc mesmo, para revirar o báu das recordações dessa maneira. Amo vir aqui e é sempre um prazer te "encontrar".

Beijos carinhosos!

Pati :]

Paulo Patriota disse...

Dhottérico,como diz Bamba:

Adoráveis teus cascavios. Quando tu escarafunchas no Túnel do Tempo,revigoras ainda mais a nossa nostalgia.

Sem os passadiços que o tempo anterior possa assumir a quem o vê de forma melancólica,a gente voga no teu barco adernado de lembranças numa insustentável leveza.

O bom de tudo isso é que o que tu ressuscitas,bravo cronista diletante,o que de riso subtendido há nos rcônditos da memória.

O Instituto Universal foi - continua sendo - a mola propulsora que acionou o "cataplus" de talentos absconsos.

P.S.: ontem foi teu aniversário,mas estás de parabéns todos os dias,e quem ganha as prendas somos nós por seres um eterno Presente de Deus.

Abraços.

As Tertulías disse...

oce e sua pesquisa e seu saber e seu humor... Nao sei que parte mais me encanta!!!!! Lembro-me de tudo isso... na capa de trás de nossas revsitinhas, nao é? Concordo com Angela: como voce escreve bem!!!!!!!!!

Marco disse...

Noutro dia, estava relendo um gibi dos anos 60 e vi este anúncio. Cheguei a pensar em fazer um post. Tinha outros anúncios que costumavam a aparecer nos gibis: o do Instituto Atlas e de detetive particular do IICC. Um dia eu escrevo sobre isso.
Carpe diem. Aproveite o dia e a vida.

Taís disse...

Muito bom o teu blog. Essa viagem no tempo é uma delicia!
Eu via essas propagandas do IUB desde que aprendi a ler. E mais tarde, trabalhei lá. É... trabalhei no IUB!!!
Bom relembrar...
bjos

bruna disse...

Marcos, você por acaso teria ou se lembra da imagem desse mesmo anúncio que circulou do final dos anos 80 até metade dos 90?

É uma versão atualizada da primeira imagem do post.