.

.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

PENTE FLAMENGO - O ÚLTIMO DOS MOICANOS !

Pentinho no bolso de trás da calça fazia parte do "kit" de acessórios da maioria dos mancebos ao saírem de casa... Isso lá pelos nos idos anos 40, 50, 60 e 70. Verdade! Ter um pente no bolso da calça era como estar acompanhado de seu fiel cão de guarda. Me parece que o cabra se sentia mais protegido de uma possível baixa “autoestima” ou sei lá mais o que... Mas enfim, meu avô é que dizia que um verdadeiro homem devia andar sempre munido de sete coisas... Uma carteira de couro (com dinheiro, lógico!), um relógio, um lenço, um canivete, um maço de cigarros, um isqueiro e, principalmente, um Pente Flamengo. E num é que o danado do Pente Flamengo o acompanhou até o fim dos últimos fios de seus cabelos... (RS!). Saudade do senhor... Viu, meu “Vô Albino”!
Eu mesmo já usei pente no bolso da calça!!! D-i-s-c-r-e-t-a-m-e-n-t-e, mas usei. Vou mentir pra quê? Usei sim! E mais... Meu primeiro pente eu ganhei aos 11 anos. Foi um presente de meu irmão Camilo, ele havia comprado o pente na feira mesmo. Um pra mim e outro para ele. A marca era: Flamengo. Senti-me "mui orgulhoso" e mostrei o tal pente pra família inteira... Depois o guardei no bolso como se fosse um documento super importante. Mas com o passar do tempo os dentes do pente foram caindo, caindo até ficar completamente banguelo. E daí só me restou tocar, junto com uma folha de papel, a musiqueta... Do - ré - mi - fa ... / Fa - fa. /Do -  re - do – re... (rs!). Saudades!
Eu também tive muitos amigos que usaram (e acho que alguns ainda usam!) o tal do pente guardado no bolso. Era muito comum para os garotos da época sacarem o pente do bolso e se pentearem em público... O fim! Mas acontecia. E ainda hoje isso acontece, outro dia vi alguém pentear os cabelos antes de entrar numa Igreja. Daí eu pensei... Já vi essa cena antes!
Propaganda da década de 60 dos Pentes Flamengo.
O pente Flamengo era fabricado pela Flex-a Carioca e não tinha nada a ver com o Clube Regatas do Flamengo. Qualquer torcedor menos fanático do Fluminense, Botafogo e/ou Vasco, podia usar. Quero acreditar que ainda existam pentes Flamengo no mercado... Mas já não deve vender como antigamente.
Este produto, na época, virou sinônimo incontestável de qualidade no quesito pente de bolso. Ninguém mais pedia um pente de bolso nos armarinhos, farmácias e camelôs, pedia mesmo era pela marca: “Um pente Flamengo, por favor!”
O pente Flamengo pode estar sumindo gradativamente do mercado, é um  fato. Mas de uma coisa podemos estar certos... Enquanto existir uma vasta cabeleira à pentear, o pente Flamengo permanecerá ali, como o Último dos Moicanos. O Pente Flamengo já é lenda meu bem. Já faz parte do Folclore Nacional.
Sim! Existiam também os pentes da marca Condor. Eles inovaram nas cores, fugindo do tradicional. Esta marca também deu o seu recado no tocante aos pentes de bolso.

21 comentários:

Marcelo Bonavides disse...

Aqui em casa ainda tem alguns pentes Flamengo.

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

kkkkkkkkkkkk ... eu usava pente Flamengo, enfiado no bolso traseiro da calça ... OMG! Mas faz tempo ... ainda possuía cabelos para pentear ... kkkkkkkkkkk

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

kkkkkkkk ... eu já usei pentes Flamengo no bolso de traz da calça ... OMG! mas isto faz tempo viu! eu ainda tinha cabelos para pentear ... kkkkkkkk

Olho no olho. disse...

Oi Marcos.
Nesta eu sai na sua frente, pois o pente que eu usava era um legitimo pente de chifre de boi. Na época comprei no fiteiro em frente ao bar "a sertanzinha" que ficava em frente ao Cinema Moderno ou Arte Palácio, não me lembro bem. Lá eu comprava os botões de chifre de boi para jogar que os presos da casa de detenção fabricavam. Os pentes Flamengo não davam conta da minha enorme e vasta cabeleira, bem diferente da careca que ostento hoje.
Um abraço.

Ana Cristina Caldatto disse...

Marcossss

acredite comprei um recentemente em uma loja de armarinhos com trecos antigos

Formidável postagem!!!

lembrar das muitas e muitas lembrancinhas que fazíamos na escola com pentes pra presentear Dia dos Pais... coitados as gavetas eram amarrotadas de pentes...
vc é formidavel em trazer recordações!

Vera Lúcia disse...

Olá Marcos,

Lembrou-me do "Zé-Bonitinho", (rsrsrsrsrs).

Gostei da postagem.

Obrigada pela visita e por ter se integrado ao meu recanto.
Estou seguindo.

Abraço.

Fernanda disse...

A ala masculina da minha casa usava e muito! E ainda tinham daqueles meio ovais com uma tirinha para colocar o dedo e pentear a cabeleira, ahahaha!!!

Lusa Piancó Vilar disse...

Ainda guardo o pente que meu pai carregava no bolso. Quando saio com aquelas minúsculas bolsas, o pentinho vai junto, rsss
Beijos, adorei o resgate.

Anônimo disse...

Muito bom!!! Dia desses ainda comprei um pacotinho com 3. Não eram da marca "Flamengo", mas o "desing" é o mesmo!! Rs. Muito obrigado!

Só em Palavras disse...

Adorável seu blog.
Que coisa!
Ja seguindo para não
perder.
Te espero la no canto de poesia.

As Tertulías disse...

Voce, como sempre, ARRASA!!!!!!!!!!!!!!! Ahhhhh, como eu amo as ´"Caríssimas Catrevagens"

marci disse...

KKKKKK Criaura, de onde tu desencava essas reliquias??
Nao usava o pente flamengo no bolso pq isso era coisa de homem, mas, na falta de um pente fino,minha mae usava pra tirar os pilhos,logicamente apos os cabelos estarem devidamente cheios de puritrat , kkkkk

Ivana Lucena disse...

Enquanto eu lia, ficava imaginando o charme que os rapazes faziam ao sacar o pente do bolso e num balanceado, virando a cabeça um pouco de lado, alisar os cabelos para traz. Acho que depois desse pente, foi aquele redondinho, que os meninos enfiavam a mão no meio e escovavam os seus cabelos, principalmente os que tinham os cabelos enroladinhos. Você conheceu esse também, Marcos? Ou isso é coisa daqui do Rio Grande do Norte? rsrsrs

Anônimo disse...

Olá, seu blog é muito bacana, matei saudade de tantas coisas! Tempo bom demais... =)

Abraços.

Unknown disse...

Dhottha!
Eis um homem da criação!!Consegues fazer milagre com um assunto tão simples...! Gostei da citação do seu avô sobre as 7 coisas!

Unknown disse...

Dottha:
Eis um homem da criação!!faz milagre com um texto sobre pentinho
adorei sabe o que o seu avô dizia para vc!
beijocas

Karina Alcântara disse...

kkkkkkkkkkkkk!!! Como voce é hilário!! Divirto-me demais aqui no teu blog. Voce é o máximo!!

Anônimo disse...

Eu já havia visto uma vez um destes pentes... Engraçado que o logo é o mesmo da grife Chanel! Quem será que copiou quem? Abçs!

Anônimo disse...

Muiiiiiiiito 10!!! Amei o Blog retrô!!! Os jeans no fim da página foi um retrocesso maravilhoso na minha mente. Legal pra caramba!!! Pena não ter lista de seguidores, ou eu que estou meio perdida? Abraço e ótimo fim de semana!

Unknown disse...

Eu tenho o meu pretinho até hoje! É só o que uso! Adoro! Pena que a Fabrica fechou. Mas o produto é sensacional!

Unknown disse...

Eu tenho o meu pretinho até hoje! É só o que uso! Adoro! Pena que a Fabrica fechou. Mas o produto é sensacional!