.

.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

O VILÃO: O CHARADA I ( THE RIDDLER I) - FRANK GORSHIN

O Vilão Charada I (The Riddler I) interpretado magistralmente por Frank Gorshin, tornou-se conhecido e muito popular pelo figurino todo verde que usava. Em todas as suas roupas havia um símbolo de interrogação bem grande no meio peito. É considerado por muitos como um dos vilões “top de linha” do seriado, juntamente com o Coringa, o Pinguim e a Mulher Gato.
Na década de 60, este personagem ficou muito popular pela interpretação magnífica de Frank Gorshin na série de televisão Batman (1966-68). Ele foi o primeiro vilão a entrar na série e também foi o primeiro ator a representar este personagem ao vivo. 
Ele era um obcecado por jogos de palavras, adivinhações e enigmas. Gostava de cometer seus crimes com muita inteligência, chegando a confundir a polícia de Gotham. Batman era seu alvo preferido para decifrar seus complexos enigmas em forma de cartas ou bilhetes.
Uma marca registrada do charada, e que dificilmente será esquecida... É a sua incrível risada. Impossível não se lembrar dele pulando, fazendo caras e boca e gargalhando. Sua flexibilidade corporal era tanta que ele mais parecia mais um boneco elástico.
O Vilão Charada também deu as caras no filme Batman de 1966.
Ao todo foram 09 episódios do Charada interpretados por Frank Gorshin.
O ator Frank Gorshin conseguiu dar ao personagem uma caracterização toda especial, além de mostrar muita agilidade e movimentos precisos, conseguiu imortalizar o personagem de tal forma que fica difícil um outro ator ousar na interpretação do personagem.
O ator Frank Gorshin ao interpretar o Charada, recebeu uma indicação ao Emmy e tornou-se internacionalmente famoso. Depois do encerramento da série fez diversos outros trabalhos. 
O Vilão Charada contou - nos dois primeiros episódios da série – com a participação de uma companheira chamada Molly, lindamente interpretada pela atriz Jill St. John, que acabou se tornando a primeira assistente feminina do vilão na série. 
A linda assistente Molly é enviada numa missão por Charada - disfarçada de Robin - para poder se infiltrar na batcaverna e assim repassar valiosas informações ao vilão, mas ela acaba sendo morta ao cair numa pilha atômica. Uma Pena! Pois ela foi a primeira e única personagem a morrer durante toda a série...
Neste primeiro episódio o Charada também contou com a ajuda dos membros da MMM (Mob Monte Mole), uma gangue de motoqueiros que se escondiam no sistema do metrô de Gotham, a gangue era encabeçada por Harry (Allen Jaffe).
Desta vez o Charada contou com a colaboração de uma charmosa assistente de nome Mousey, uma moça aparentemente tímida interpretada por Susan Silo. 
Faziam parte também do “staff criminoso” do Charada neste episódio: A Gang River Rat, composta por Fangs (Marc Cavel), Whitey (Roy Jenson) e Whiskers (Tim Herbert).
Outra bela assistente do Charada: Moth (interpretada pela atriz Linda Gaye Scott).
A bela assistente Moth ajudou o Charada num plano para roubar o lendário tesouro perdido do Incas.
Os outros comparsas do Charada neste episódio foram: Fósforos (interpretado por Michael Greene) e Sebo (interpretado por Joe E. Tata).                              
A atriz Sherry Jackson interpretou a personagem Pauline, mais uma bela assistente do Charada. 
Outros comparsas do charada neste episódio: CB (Richard Bakalyan), Von Bloheim (Theodore Marcuse) e Wolf (Burt Brandon). Sem contar com a presença do veterano ator Francis Xavier Bushman no papel de Van Jones.
A personagem Betsy - interpretada pela atriz Peggy Ann Garner - foi uma assistente que ajudou o Charada numa trama para manipular as lutas de boxe.
Outros comparsa do Charada neste episódio foram: Kayo (Nicholas Georgiade) e Couve Flor (Gil Perkins).
Outra participação importante foi a Vilã Loreli Circe, The Siren (interpretada pela maravilhosa Joan Collins).
O ator Frank Gorshin faleceu em 17 de maio de 2005 em Burbank, Califórnia. Era um fumante crônico e acabou morrendo aos 72 anos de câncer no pulmão.

Nenhum comentário: