.

.

domingo, 4 de maio de 2014

AÇÚCAR UNIÃO - O AÇÚCAR DAS GRANDES DOCEIRAS

O Açúcar União sempre esteve presente na minha infância...  Melhor dizendo, ele fez questão de marcar presença em tudo que era canto. Na hora da mesa, na TV, no rádio, em várias revistas da época e nos famosos livros de Receitas União. Minha mãe e minha avó só usavam duas marcas de açúcar para fazer doces e sobremesas finas, uma era a marca Estrela e a outra era a Marca União. Se bem que elas também compravam açúcar a granel na mercearia para os doces caseiros... Ainda lembro-me do doce de caju em calda feito por minha avó. Saudades...
A marca União foi criada em 1910 pela Companhia União dos Refinadores - Açúcar e Café, onde continuou por mais de 60 anos. Somente em 1973, a marca foi transferida para a Copersucar, quando esta adquiriu a Companhia União.
Eu acho quase impossível não associar à marca do Açúcar União as delícias que nos eram ofertadas cotidianamente na televisão e nas revistas. E para quem sempre foi um apreciador de doces feito eu, nossa... Uma visão e tanto. Ficava horas folheado as revistas e folhetos com todas aquelas guloseimas. 
A intensa divulgação da marca resultou numa boa aceitação do produto. Lembro que eu e meus irmãos no quesito açúcar não dávamos outra escolha: Ou era açúcar Estrela ou União.
As propagandas da época traziam mães sempre prendadas capazes de fazer as maiores delicias... E muitas vezes exigíamos uma torta ou um bolo– sem tirar nem por – igual  as fotos das revistas... RS!
E os livrinhos de Receitas União? Nossa! Acho que essa foi (ou melhor, eu acho que ainda é) a grande vedete do produto. Qual dona de casa não queria ter pelo menos um em casa? Tenho amigas que colecionam até hoje esses livrinhos...   
Os livrinhos eram distribuídos gratuitamente, bastava apenas preencher o cupom e enviar para o endereço contido no encarte. Depois era só esperar pelos correios... Uma beleza não!
Marca União - O açúcar das grandes doceiras... Esse era o slogan!
Propaganda da década de 60.
Capa do terceiro Caderno de Receitas União.
Um brinde da marca: Açúcar União.
Um brinde da marca: Açúcar União.
Propaganda da Década de 80. 

8 comentários:

Lê Fernand's disse...

e como esteve na minha tbm... mas só tempos depois descobri que união tbm faz a força! rsrs


bjmeu

Ana Bailune disse...

Ah, eu me lembro!... Lembro-me dos livros de receitas que a gente trocava por pacotes vazios no supermercado. Lembro-me do anúncio, dizendo que açúcar é energia (antes de dizerem que era veneno). Amei!

apê 75 disse...

Essas propagandas são tão bonitas que virariam quadros facilmente...

Lidia Ferreira disse...

Adoro seu blog rsrs eu estava com saudades , fiquei um pouco afastada mas estou de volta
Lindas fotos

Paulo Roberto Figueiredo Braccini . Bratz disse...

OMG! comentei no lugar errado!

Acho q assustei com o seu retorno ... rs

beijão

Ivana Lucena disse...

Adoro te visitar. O que escreve e as imagens que você pesquisa e expõe aqui é um trabalho de artista. Entrar no seu blog é viajar no túnel do tempo. É voltar para a minha infância feliz. Obrigada por isso. Se não for muita ousadia minha, gostaria de te convidar à ler uma história que aconteceu comigo e que conto lá no meu Blog http://mulhermaeprofessora.blogspot.com.br/ Tomara que gostes. bjs

As Tertulías disse...

Voltar aqui é sempre uma festa!!!!!!
Adoro!!!

LiaSouza/fpolis disse...

O blog se aposentou? Não tem mais nada desde 2014! :( O que houve?