.

.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

O GOSTO DA SAUDADE COM KOLYNOS. AHHH...!


Kolynooos... Ahhh!!! Geeente, é praticamente impossível esquecer essa marca, né não?  Ela foi a mais poderosa de todas as marcas de creme dental no Brasil. E até hoje é a mais lembrada pelos saudosistas de plantão. Essa “danada” foi criada nos Estados Unidos em 1908 e chegou ao nosso país em 1917, trazida pela importadora Casa Círio do Rio de Janeiro. Somente em 1929 é que passou a ser produzida no Brasil.
 Anúncio do ano de 1908
 Os primeiros anúncios do creme dental Kolynos, no Brasil , apareceram a partir do ano de 1917. Sempre enfatizando o slogan "Limpa e dá brilho aos os dentes”.
Anúncio de 1938
Sem dúvida, a marca Kolynos já virou um tradicional relicário na memória dos brasileiros. Mas tradicional mesmo foi a embalagem do produto... Permaneceu fiel as cores verde e amarelo até o fim.
Anúncio de 1939
Anúncio da década de 40.
Anúncio da década de 40.
 Anúncio da década de 40.
Anúncio da década de 40.
Estrelas internacionais emblematizavam os anúncios da Kolynos.
Carmem Miranda como garota propaganda do creme dental Kolynos em 1946.
Anúncio da década de 50.
 Anúncio da década de 50
Anúncio da década de 50.
Anúncio da década de 50.
Anúncio da década de 50
Anúncio da década de 50.
Os primeiros anúncios de Kolynos enfatizando o sonoro e conhecido bordão: "Ah...!  Kolynos”, surgiram em plena década de 50. Então o consumidor, definitivamente , fixou na memória o slogan do produto. E a partir daí nascia o “Ah!...” de Kolynos que foi se desdobrando ao longo dos anos. Esse foi um dos slogans mais emblemáticos da propaganda brasileira. E durante quatro décadas, através dos jingles, comercias e propagandas, o “Ah...!” de Kolynos deu significado a uma combinação de imagens envolvendo água, gelo, frescor, gente bonita e muitos mergulhos em piscina. (dava uma inveeeeeja!). Na minha cabeça ficou registrado para sempre, o seguinte bordão: “O gosto da vitória. Kolynooos... Ah!”. Saudades da minha infância nos idos anos 70/80.
Anúncio da década de 50
Anúncio da década de 50.
Na TV, além dos comerciais, a Kolynos se destacou como patrocinadora de diversas novelas, seriados, programas e grandes promoções envolvendo centenas de prêmios.
E os seriados... Quem não lembra do seriado “Lassie” patrocinado pela kolynos? As chamadas iniciais diziam assim: "O famoso creme dental Kolynos, kolynos super branco, kolynos com flúor, Kolynos clorofila e a escova dental kolynos apresentam: “Lassie”... Mais um espetáculo Kolynos, Ah...!!!! " 
A novela  " A Deusa Vencida " e  Kolynos.
A novela “A Deusa Vencida” da extinta TV Excelcior, dirigida por Walter Avancini. Foi uma das novelas da década de 60 patrocinada pela Kolynos. E no decorrer dos anos varias novelas foram exibidas sob o signo do saudoso creme dental Kolynos... Quanta recordação!
Anúncio de 1962.
Anúncio da década de 60
Anúncio da década de 60.
O creme dental Kolynos desapareceu das prateleiras dos supermercados, farmácias, lojas e afins em 1997, por decisão do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). O tal órgão tomou essa medida depois que a multinacional Cogate-Palmolive comprou a empresa e assumiu grande parte do mercado nacional de pastas de dente. Foi uma forma de evitar o surgimento de um grande monopólio por parte da Colgate-Palmolive.
Mas a Colgate-Palmolive, que não é boba, transferiu todo o arcabouço de produção e estratégias de mercado da vetada Kolynos, para uma nova marca. O que provocou o lançamento de um “novíssimo” creme dental: Sorriso. Análogo ao saudoso Kolynos. 
A “nova” marca Sorriso é praticamente igual à “finada” Kolynos. Quase um clone, a começar pelo fato de que Kolynos, em grego, significa sorriso. E sem falar que o “Bebê Sorriso” possui as mesmas características, design, embalagem e cores iguais a da falecida.
A última remessa do creme dental Kolynos foi fabricada em maio de 1997. Na embalagem do produto vinha dizendo a seguinte frase: “Kolynos vai sair de férias, mas a gente vai continuar a cuidar do seu Sorriso”.

MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

19 comentários:

Lidia Ferreira disse...

Que delicia , adorei meu querido
bjs

Ivana Lucena disse...

Meu Deus, Não sei como você consegue fazer isso! O seu trabalho é simplesmente lindo, muito caprichado mesmo. Todas essas imagens que você coloca parece que saíram das revistas da casa do meu avô. Naquele tempo, eu e a minha irmã disputava-mos as páginas para ver quem dava a sorte de escolher, com mais rapidez, a que continha coisas mais lindas e chiques. Quem colocasse a mão primeiro na tal página e gritasse: - É minha! - era a rica, dona de tudo ali. Saudades. Sorriso não consegue matar a saudade de kolinos. Só você consegue isso. Bjs *-*

Dilberto L. Rosa disse...

Como no mais-que-famoso comercial: Aaaaaaahhhh... Aaaaté que enfim, meu caro! E voltando em grande estilo: Kolynos sempre foi um marco em termo de publicidade! Morri de rir com a moça envergonhada com os dois senhores nada-cavalheiros que lhe renderam troças acerca do escovar... Ai, ai: mais politicamente incorreto impossível! E que tal Carmen Miranda, bem antes dos Brahmeiros de hoje, sendo uma "kolynista" - taí que eu não sabia! E você é mais velho que eu: por isso eu me lembro de um 'solgan' mais novo - "Esse sabor refresca... Kolynos Aaaahhhh"! Apesar dos ótimos e curiosissimos cartazes, senti falta de mais texto seu... Agora é voltar a mais reminiscências sem demorar tanto,né?! Abração e apareça nos Morcegos!

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

mais uma preciosidade resgatada ... na TV local aqui em BH existia tb um programa infantil Agarre o que Puder e era patrocinado tb pelo Creme Dental Kolynos ... mandei uma carta com a embalagem e fui sorteado ... foi assim q tive meu primeiro e único carrinho controle remoto .... rs

bjão

;-)

Cris Lourenço disse...

Olá, que delícia de recordação, até hoje eu falo das propagandas da Kolynos para minhas filhas, eu adorava e realmente dava uma pontinha de inveja num dia de calor ver aquela gente bonita se refrescando no mar, na piscina, etc..
Gosto muito de suas postagens viu!!!
Faz a gente navegar no tempo,na história....Bons anos e boas coisas tem mais é que ser lembradas né?!!!!
Beijão, Fique com Deus.....

As Tertulías disse...

Qu pesquisa, que maravilha. Voce se supera à cada postagem!!!! (E fiquei com uma saudade da minha vó que usava Kolynos... lá em casa cada um tinha a sua: mamae usava Sygnal, meu pai Philipps e eu... sabe que eu nao lembro?).
Lindo dia!

J.F. disse...

Marcos,
Havia um jingle, cantado, que dizia:
"Duas vezes ao ano, visite o dentista!
Três vezes ao dia, seja kolinosista!"
Cheguei a conhecer a linha de fabricação do Kolynos, ali pelo final dos anos 60/início dos 70, no Laboratórios Fontoura (o mesmo do Biotônico), na Via Anchieta. Era sensacional!
Belíssima reminiscência, ricamente contada. Parabéns!
Abração.

Drika Alves disse...

Primeiro eu gostaria de parabenizar, adorei o formato do seu blog muito criativo, cheio de estilo... Segundo como publicitária gosto muito desse produto inclusive foi um dos cases em época de faculdade.. Hoje o produto que mudou de nome para sorriso segue quase a mesma linha de campanha mas, não tão emociante como Kolynos.... Sou também de itapetim me sinto mega orgulhosa de ver pessoas como você que fazem a diferença. Mais uma vez parabéns.

Raízes disse...

Bastava ouvir o comercial que já sentia aquele gosto na boca Ahhh...! Kolynos!
E pra namorar? Experimentava o hálito na concha da mão, rsss
Andando por aí, encontrei em um certo blog que também fez uma postagem sobre Kolinos, havia alguns comentários, entre eles o de um anônimo:

"Acho um tremendo desrespeito, o que fizeram ao consumidor de Kolynos. Não é que a marca tinha ótimos merchandsings, o que acontecia é que o creme dental kolynos, era excelente, limpava muito bem os dentes sem causar danos, não deixava criar áftas, sarava quaisquer feridas na boca e em qualquer outro lugar do corpo. Eu ainda tenho uma bisnaga dele congelada. Não dá para comparar kolynos com Sorriso, o último é apenas um sabão."

Ao que outro anônimo respondeu:

"É doido ou não é esse cara? Congelar um creme dental até hoje!"
rsss...

Então pensei comigo mesma: Realmente, existe gente por aí mais louca do que eu e Dhotta somos pelas caríssimas catrevagens.
Fiquei muito animada, acho que o caso da gente tem cura, é menos grave, kkkk

ANTONIO NAHUD disse...

Marcos, muito belo o seu blog. Adorei!
Parabéns.

www.ofalcaomaltes.blogspot.com

Marco disse...

Grande Marcos!
Beleza de postagem. Kolynos é uma de minhas antigas ternuras. Na casa de minha mãe, este era o creme dental preferido. Minha tia gostava mais da Philips, meu tio da Signal (com hexaclorofeno nas listras!). Eu gostava de comer pasta de dente quando pequeno. E era amarelo feito goiaba madura. meu pai dizia que era porque eu comia pasta Kolynos. Lembro dele dizendo que quem come pasta, fica da cor da embalagem dela... Ah, as bobagens que se diziam para engabelar as crianças.
Lembro de todos os comerciais de TV... Ah, que saudades! A Colgate tirou o Kolynos de circulação como pasta dental. A escova Kolynos ainda existe. Eles não querem que a marca caia em domínio público por ninguém usar.
Beleza de post, Marcos.
Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

maray furnari disse...

nossa! Sabe o que eu lembrei? Aqui em São Paulo, onde fiz meu primário numa escola estadual no fim dos anos 50, a Kolynos vinha uma vez por ano na escola e passava uns "filminhos" pros alunos. Sobre cáries, sobre higiene bucal, essas coisas. A gente aturava os filmes - era obrigado, por sinal- porque no fim todos ganhávamos uma miniatura de pasta! Lembro que eu tinha amigas que comiam a pasta! Achavam gostoso.
Não sei. Em casa sempre se usou Colgate e eu curtia aquela Kolynos por causa do tamanhinho.
Uma delícia lembrar!
Abraços

VELOSO disse...

Parabens pelo post e pela qualidade do post não sabia que o kolynos estava de férias... Obrigado pela viagem ao passado!

Dan disse...

Nossa, que bacana o blog. Coincidentemente já tentei fazer isso, mas as pesquisas estavam me tomando muito tempo, desisti.
Legal demais! Parabéns!

abraço

Socorro Melo disse...

Oi, Marcos!

Ainda hoje, o frescor do creme dental, me lembra o Ahhhhh, da Kolynos, kkk
Acho que só quem nasceu de 1997 pra cá, não lembra dessa marca, dos jingles, das propagandas marcadas por jovens e belos atletas, não é?
Adorei o resgate, kkk

Abração
Socorro Melo

Marta Eunice disse...

aiai ler suas postagens me fazem muito bem.
Sabe meu outro blog http://pinupsfrombrasil.blogspot.com/
estou estudando para falar sobre comportamento femenino dos anos 50 e 60, e não só gosto do gosto da saudade do Kolynos como do glamour das mulheres antes de aderirem a salada de fruta(mulher melancia e afins uhlálá
Prepare-se vou apresentar com muita categoria seu blog.
See you latter Mr

Anônimo disse...

Como que alguém pode colher tantas imagens e nos fazer recordar de coisas que pareciam estar esquecidas.Tenho um trauma porém de pastas de dentes,nossa! ai de nós se apertássemos elas pelo meio,meu pai devia sofrer de TOC ele enlouquecia...Um dia só de raiva eu apertei a minha e ainda olhei no espelho e falei:_Viu seu bobão perdeu tanto seus neurônios e matou os nossos e veja ,elas podem serem trituradas ,que não ficam que nem aquelas coisas antigas...Mas depois passou, foi só um trauma vingado,porque só faltava bater na gente.Ô gente reprimida fomos nós ,as 4 filhas, e mais duas netas ,eu acho que ele não gostava de nós por sermos meninas,é deve ser isso...

Anônimo disse...

Nossa, que trabalho maravilhoso. Salvou minha vida rs, precisava fazer um trabalho de algum produto antigo e foi neste que eu me baseei.. abraço e parabéns!

Anônimo disse...

Olá,
Minha mãe se lembra e canta un jingle, provavelmente da década de 40 da Kolynos, no qual eles mencionam a expressão "dentes divinos". Ela fará 80 anos em breve e gostaria de descobrir este jingle para ela. Você o conhece?
Obrigada :-)