.

.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

AS FAMOSAS ESTAMPAS DO INESQUECÍVEL SABONETE "EUCALOL".

As “Estampas EUCALOL” eram feitas de papel cartão e mediam cerca de seis centímetros por nove. Na frente tinha desenhos com temas variados: Animais pré-históricos, personagens importantes da nossa história, atividades agro-industriais, brasões nacionais e estrangeiros, bandeiras de diversos paises, peixes das profundezas oceânicas, índios do Brasil, episódios da História brasileira, entre outros temas. E no verso, um texto explicando as temáticas contidas no desenho.

 Brasões "estadoaes" da Parahyba, São Paulo e Pernambuco

Brasões "estadoaes" da Bahia, Matto Grosso, Alagoas e Sergipe.

Brasões "estadoaes" do Paraná,  Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

Brasão de Pernambuco.

Assim eram as caixas do Sabonete Eucalol... 
As estampas vinham presas dentro das caixas.
Como eram as caixas por dentro?
Lindas, não?

As estampas vinham encartadas nas caixas de EUCALOL com três sabonetes. E de 1930 a 1957 (ano em que foram emitidas as últimas estampas) cerca de 54 temas foram focalizados, perfazendo um total de 3.714 “estampas Eucalol” diferentes.

Dizem que crianças e adolescentes da época enlouqueciam seus pais para comprarem o referido sabonete e consequentemente, completarem sua coleção. Fico pensando: Ainda bem que nasci uma década depois (final dos anos 60). Imagine o prejuízo que teria dado ao meu pai - antigo dono de mercearia - que certamente vendeu esse sabonete na época. Deus-sabe-o-que-faz!! Aficionado em colecionismo do jeito que sou, sairia por ai dando banho em gato e cachorro só pra completar minha coleção.


As Bandeiras Brasileiras em suas diversas fases também fizeram História com o sabonete Eucalol.

Outro dia encontrei algumas estampas na casa do meu falecido avô Albino Costa. E certamente as guardarei como verdadeiras relíquias
.
Este foi um dos Albuns lançados para acolher as Estampas Eucalol.



Assim ficavam as páginas dos Albuns. Repletas de estampas do sabonete Eucalol.

O folclore brasileiro e a diversidade das tribos indígenas também figuraram nas estampas.

As Estampas do sabonete Eucalol fizeram História.

7 comentários:

Anônimo disse...

adoreii
Achei muito interessante

Anônimo disse...

mto bom ! ajudou bastante !

Anônimo disse...

Opinião palpitante nesta página, assuntos como aqui está emotivam a quem quer que aparecer neste sítio !!!
Realiza mais de este blogue, aos teus utilizadores.

Anônimo disse...

Agora sim, entendi o significado da música de Xangai!!

http://www.youtube.com/watch?v=6qUK2_wEirk&feature=related

Domingos disse...

O sabonete acabou quando tinha seis anos (80), as figurinhas muito antes. Que pena! Fiquei emocionado ao ver estampas tão belas... coisa assim, de qualidade, já não se faz mais. Era também excelente material didático, adoraria ilustrar minhas aulas com elas! Excelente artigo!

Anônimo disse...

... aaahhh !!! quanta saudade ! entre 1939 e 1943... meu saudoso pai era amolado por mim para que trouxesse pra casa essas belas "estampas"... ao mesmo tempo eu percorria as lojas e farmácias do bairro catando-as junto aos lojistas. Hoje, 80 anos depois, achei uma lata com mais de 200 figuras... de imediato doei-as a minha filha, que adorou... de fato é uma relíquia. (Menezes)

Osvaldo Duarte disse...

As estampas era um truque muito bem bolado para aumentar a venda do sabonete, pois você somente conseguia as estampas se comprasse um caixa fechada com três sabonetes. meu pai era um fan incondicional do sabonete Eucalol. Eu colecionava as estampas e aprendi muito a respeito da história, ciências e geografia graças às estampas do sabonete Eucalol.

Osvaldo de Oliveira Duarte