.

.

sábado, 12 de novembro de 2011

A FARINHA LÁCTEA NESTLÉ CONTINUA FAZENDO HISTÓRIA...

O surgimento da Farinha Láctea Nestlé se confunde com a própria História da Nestlé... Sabiam? Pois é!!! Escutei falar que o maior desejo do finado HENRI NESTLÉ - o pai da NESTLÉ, lógico!  - era resolver o problema da desnutrição infantil no mundo. Que “ambição” mais linda, né? Devia ser uma pessoa abnegada, caritativa e filantrópica. Eu creio nisso... Juro que sim! Pois dizem que ele investiu todos os seus parcos recursos - de farmacêutico - na formulação de uma farinha especial para alimentar as criancinhas... E num é que o danado do alemão conseguiu!


Pois no ano de 1866 a tal Farinha “veio ao mundo”... E passou a se chamar: Farinha Láctea Nestlé. Ela ficou tão famosa que despertou o interesse de médicos e nutricionistas. O tal produto à base de leite e farinha de cereais fez tanto sucesso que entrou em produção industrial “já” em 1867, com a fundação da Sociedade Henri Nestlé na pequena cidade suíça de Vevey. Isso é o que eu chamo de responsabilidade social e protagonismo financeiro. Salve, salve senhor Henri Nestlé.

A marca suíça Nestlé começou sua história no Brasil - em 1876 - quando iniciou a importação da Farinha Láctea Nestlé, ou seja, nove anos após seu lançamento na Europa.
Anúncio publicitário da década de 30.

Mas foi somente em 1921 que a NESTLÉ inaugurou sua primeira fábrica no país, localizada no interior de São Paulo na cidade de Araras. A partir de então é que foram sendo produzidos, lançados e comercializados os produtos aqui mesmo no nosso país.
Anúncio publicitário da década de 30.
Para consolidar a marca Nestlé e dar um toque bem familiar ao novo negócio, o astuto Henri Nestlé utilizou-se de uma importante “insígnia” presente no brasão de sua família: Um pequeno ninho... Algo bem maternal que insinua cuidado, carinho, natureza e nutrição. E sem falar que o nome Nestlé em alemão significa: Pequeno ninho !!!  Simples assim...
A Nestlé distribuiu gratuitamente - na década de 30 - folhetos como esse... Salientando a qualidade de seu maior produto na época: A Farinha Láctea Nestlé.
Como todo bom produto que se preze, a Nestlé também lançou seu “almanach”. Pois era bastante comum - na época - as grandes marcas e seus produtos lançarem os seus almanaques... No mesmo estilo dos velhos e tradicionais almanaques de Pharmácia. 
"Almanach" Nestlé de 1938.
Os almanaques - na época - funcionavam como serviço de atendimento aos consumidores e aos profissionais da área. Bem como, divulgação de receitas, jogos , passatempos e curiosidades...
"Almanach" Nestlé do ano de 1939.
Entre os anos de 1940 e 1950 a Nestlé lançou folhetos Para as Mães, contendo orientações sobre higiene e alimentação da criança, desde seu nascimento.
Almanaque Nestlé do ano de 1953.
Pequeno Manual da futura Dona de Casa lançado pela Nestlé.
Anúncio da década de 40.
Todas as noites antes de dormirmos, minha mãe e/ou minha tia, preparavam um mingau para nós.  Era um momento "saborosíssimo" que havia se tornado tradição: Antes de dormir se tomava um copo de leite ou comia-se um prato de mingau. Até hoje sinto o cheirinho daquele mingau de Farinha Láctea. Saudades de mim...
Era uma lata como essa, assim mesmo. Com essa embalagem na cor amarela... Década de 70!!! Nossa, uma latinha como essa não podia faltar lá em casa. Parece até que "morava" conosco de tanto que se fazia presente na mesa.  Engraçado! Estas imagens resgatam um gosto específico da Farinha Láctea daquela época... Hoje não mais.
Quanta saudade... E quanto apetite eu tinha!
Anúncio da década de 60.
Anúncio da década de 60.
Anúncio da década de 70.
Evolução das embalagens da Farinha Láctea Nestlé.



5 comentários:

Socorro Melo disse...

Oi,Marcos!

Um verdadeiro documentário, kkk

Não conhecia a história da Farinha Láctea Nestlé, apesar de consumí-la a tanto tempo.

Gostei desse resgate.

Um abraço
Socorro Melo

Olho no olho. disse...

Oi Marcos.
Eu gostava de Farinha Láctea em cima da banana machucada com leite, uma delícia. Nunca fui muito chegado a mingau, mas de papa até hoje adoro.
Um abraço.

Cristiane disse...

Oi Marcos, vim lhe desejar um lindo dia de Natal, e que ele fique vivo sempre, e faça parte dessas lembranças maravilhosas que você guarda neste cantinho da memória viu!!!
Grande Abraço...
Cris....

Ana Cristina Caldatto disse...

vim compartilhar com vc...esta semana ganhei uma lata gde de leite em po de 1951

e aproveito pra dizer que não consigo seu e-mail pra enviar-lhe algumas imagens
abç

Anônimo disse...

Tenho uma lata decorativa do ano de 1983. Uma frase escrita: walt disney productions. A lata tem uma pintura de uma cidade.Tem poucas informações creio que tiram o rotulo. Encontrei no porão de minha sogra, gostaria de obter informações sobre esta lata.

geracreditos@hotmail.com
Edisio.