.

.

sábado, 12 de novembro de 2011

JÁ TOMOU SEU LEITE NINHO HOJE?


Antigamente quando se pensava em leite em pó, o nome que vinha à cabeça era o do Leite Ninho... Praticamente um sinônimo de leite em pó na época! Mas o Leite Ninho não foi pioneiro aqui no Brasil. O primeiro leite em pó da “Nestlé” a ser vendido no Brasil surgiu em 1923 e chamava-se Molíco. Isso mesmo! Com i acentuado e que não tinha nada a ver com o desnatado de hoje, tá! Era um leite puro de vaca, ou seja, um leite não modificado, onde foi simplesmente extraída a água. E durante alguns anos ele ficou conhecido como o Leite em pó da Nestlé, até o seu herdeiro, o Leite Ninho Integral, assumir seu lugar.


Foi somente no ano de 1928 que se iniciou a fabricação do Leite Ninho Integral, bem como, a fabricação de outros tipos de leites. Como por exemplo, os leites infantis: Lactogeno (1929) e o Nestogeno (1931). O mais engraçado disso tudo é que olho para esses leites antigos - de mil novecentos e lá vai bolinhas - e me recordo dos nomes... Daí lembro que foram eles que me alimentaram. Geeeente! E o que é pior, alimentaram também nossos avós e agora alimentam nossos filhos e netos. "Santa Juventude, Batman !!!" É o que diria o "Robin" ao se deparar - hoje - com essas marcas de leite expostas nas prateleiras. Lembro como se fosse hoje: Minha tia preparava dois copos de Leite Ninho com Nescau, um para mim, e outro pra meu irmão. Daí ficávamos os dois em frente a TV bebendo o leite e assistindo o seriado Batman com Adam West e Burt Ward. E hoje vejo meus sobrinhos jogando vídeo game com um copo de Leite com Nescau do lado. Tô ficando é velho... Vixe!

Anúncio da década de 50.
 Anúncio da década de 50.

Anúncio da década de 50.
Anúncio da década de 50.
Anúncio da década de 60.

Anúncio da década de 60.
Anúncio da década de 60.
Anúncio da década de 60.

Anúncio da década de 70.
No ano de 1965 foi lançada a versão do Leite Ninho "Instantâneo"... Um tipo de leite menos concentrado e mais rápido de dissolver! Eu acredito que todos e todas já experimentaram o Leite Ninho Instantâneo, claro! Até porque tanto o integral quanto o instantâneo ainda existem e estão presentes nas prateleiras dos supermercados. Eu adorava o instantâneo porque era só colocar um pouquinho no copo, por bastante açúcar,  mexer um "cadinho" e comer de colherada. E as vezes eu colocava um pouquinho de Neston... Era uma misturada daquelas!

LEITE NINHO INTEGRAL
Evolução das embalagens do Leite Ninho Integral ao longo dos anos...

LEITE NINHO INSTANTÂNEO
Evolução das embalagens do Leite Ninho Instantâneo ao longo dos anos...

Geeeete! Quem é que não se lembra desse "medidor" que mais parecia uma "panelinha de casinha de bonecas". Ele vinha dentro da lata! Minha irmã tinha uma verdadeira coleção dessas "panelinhas"...

LEITES EM PÓ PARA LACTENTES
Anúncio da década de 60/70.
Anúncio da década de 60/70.

Anúncio dos Leites para lactentes da década de 60.
Nestogeno (1929), Lactogeno (1931), Pelargon (1944), Eledon (1954), Prodieton (1959) e Semilko (1961). Minha irmã caçula experimentou tudo isso... E mais, ela tem um foto - quando criança - cercada por um monte de latas vazias empilhadas na forma de piramides, assim mesmo como nessa imagem. Dizem que era moda na época... A revista Pais & Filhos dava a dica e as mães seguiam. Coitada da criança, ficar cercada de latas vazias por todos os lados e ainda fazer pose para foto... Pode? Coisas dos anos 70 meu bem!
Anúncio da década de 70.
Em 1959 é lançado o Leite em pó desnatado MOLICO®, que nos anos 1970 passou a ser instantâneo. Depois na década de 80 é que surgiu o  Leite semidesnatado. 

Nenhum comentário: