.

.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

EVITE O "C C" USANDO SABONETES LIFEBOUY!

Uma das mais antigas marcas de sabonetes no mundo. O LIFEBOUY existiu (e acabou de retornar ao mercado brasileiro em 2010) como um produto presente no mundo inteiro. Isso muito antes de se falar em globalização. O sabonete surgiu no ano de 1894 na Inglaterra, mas o sabonete só chegaria ao Brasil em meados dos anos 30.
O fabricante garantia que o produto acabava com o mau Cheiro do Corpo, surgindo aí o termo "C C" (cecê), nos anos 50. Isso graças ao poder anti-séptico e bactericida do sabonete, enfatizado nas campanhas publicitárias do produto.
 Anúncios da década de 50.
Meu avô falava muito nesse sabonete devido as intensas propagandas veiculadas nas rádios. Ele me dizia que enquanto o sabonete LEVER, LUX, e GESSY eram feitos para as mulheres, o LIFEBOUY e o VALE QUANTO PESA eram feitos para os homens. As campanhas publicitárias exploram com irreverência os problemas causados pelo “cê-cê”, sinônimo de “cheiro de corpo”. Seu principal atributo é sua ação desodorante. E como banho aqui no Brasil é um hábito diário, diferentemente da Europa. O sabonete LIFEBOUY acabou se tornando um grande de sucesso, muito mais que em seu país de origem.
 Anúncios da década de 50.
 O garoto-propaganda de Lifebuoy era um bonequinho, chamado de “o tal”, que não usava o sabonete e era escorraçado de todo lugar, por causa do odor de sua transpiração. Um dos jingles compostos para a campanha virou até marchinha de carnaval: “Quando chega o verão/ E aperta o calor/ Transpira-se tanto / Que é mesmo um horror./ Para então se manter/ O asseio corporal,/ É preciso usar/ Um sabonete batatal./ É mesmo o tal/ Não tem rival/ É um herói:/ Lifebuoy, Lifebuoy!”.
Mas foi o CC, sigla para “cheiro de corpo” que ficou na história. Quando estive em Portugal cheguei a experimentar o LIFEBOUY e confesso: Experimentei e não gostei.
 Era um sabonete direcionado para toda família, principalmente para crianças expostas "ao perigo das impurezas".
A embalagem ao longo do tempo foi mudando...

O sabonete Lifebuoy foi relançado no Brasil há uns três anos, e já vem marcando presença na mídia brasileira.

Um comentário:

Pati Araújo disse...

Oi Dhotta!!

Não resisto...estou relendo o blog e cada texto é melhor que o outro.
Esse então... Ri tanto: "Experimentei e não gostei" vc é demais!

Bjs :]