.

.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

LUX ! O SABONETE INTERNACIONAL DAS ESTRELAS, FINALMENTE SE ASSUME NO BRASIL!

No ano de 1963 o sabonete LEVER assume seu nome internacional: LUX. E finalmente, o “sabonete das estrelas” pode usar seu nome original nas campanhas com as atrizes de Hollywood.
O sabonete Lux foi lançado nos EUA em meados da década de 20. E somente alguns anos depois é que se expandiu por todo o mercado Europeu. A presença das atrizes do cinema internacional ajudou o sabonete Lux a consolidar a marca através do slogan: " O Sabonete das Estrelas".
O sabonete Lux foi bastante comercializado em Portugal. Visto que os reclames do mesmo passeava por quase todas as revistas da época. É o que nos mostra o maravilhoso Blog "DIAS QUE VOAM" em sua postagens na seção "Luxomania".
Até no Japão o sabonete Lux fez História... E sempre atrelado à beleza de atrizes internacionais. Mesmo que essas atrizes fossem de um outro continente. Uma vez que - para os donos da marca Lux - o mais importante era que o sabonete acompanhasse o glamour das estrelas e fizesse jus a beleza feminina espalhada pelo mundo à fora.
A maioria das atrizes de holywood emprestaram seus belos rostos para as campanhas divulgadas no mundo inteiro. Fica dificil imaginar qual atriz não paticipou das campanhas promocionais do sabonete Lux.
Atrizes consagradas e atrizes em início de carreira enchiam os olhos do mundo, ao estampar seus rostos - suaves e aveludados - nas propagandas espalhados mundo à fora.
Anúncios da década de 50 e 60.
As novas cores do sabonete Lux: Azul, Verde e Rosa. Além do já tradicional, Lux Branco.
Antonella Lualdi (1962).
Assim foi apresentado ao mercado brasileiro o sabonete LUX.
Para relançar o sabonete no Brasil, agora com o nome de LUX, foram convidadas as estrelas internacionais Jane Fonda, Ursula Andress e Raquel Welch. E a atriz Regina Duarte, estrela nacional e "Namoradinha do Brasil" na época, protagonizou o comercial de relançamento do LUX em cadeia Nacional.
 Jane Fonda (1963)
 Ursula Andress (1964).
 Raquel Welch (1965).
O sabonete LUX a partir da década de 70 em diante é bastante familiar para mim. Eu usei, senti o cheiro e vendi horrores na Mercearia de meu pai. Era o sabonete que tinha mais saída nos anos 70 e 80. Lembro que nos dias de feira, ao término do enfadonho dia, eu fazia questão de arrumar e preencher as prateleiras vazias com sabonetes saídos das caixas... E o cheiro que ficava nas mãos! Verdadeiro aroma com sabor de passado....
 Elke Sommer (1967)
Brigitte Bardot (1972)
Sim! Lembro ainda que o sabonete LUX, durante a década de 70, foi dividido em dois tipos de sabonetes, ou melhor, em duas categorias: um artigo mais básico, o LUX tradicional, voltado para o uso familiar (mais barato), e LUX LUXO, mais sofisticado e dotado de fórmula com maior poder de hidratação (mais caro).
Jane Seymour (1975).
Romy Schneider (1975).
Há vários anos, a marca é líder do mercado brasileiro de sabonetes e busca constantemente inovar na diferenciação e exclusividade dos produtos e no conceito que a consagrou: “o sabonete das estrelas”. Portanto, diversas estrelas brasileiras também protagonizaram famosos comerciais ao logo desses 40 anos da presença de LEVER/LUX no Brasil. Estas são algumas das atrizes brasileiras que "estrelaram" o mundo das celebridades de LUX : Carmem Miranda (apesar de ter nascido em Portugal) , Tônia Carrero, Vera Nunes, Eliana Macedo, Regina Duarte, Vera Fischer, Bia Seidl, Sônia Braga, Débora Bloch, Maitê Proença, Luíza Brunet, Patrícia Pillar, Cristiana Oliveira, Malu Mader, Letícia Espiller, Betty Lago, Bruna Lombardi, Camila Pitanga, GiuliaGam, Helena Ranaldi, Claudia Ohana, Andréa Beltrão, Luana Piovani, Ana Paula Arósio,Carolina Ferraz, Isabel Fillardis, Giovanna Antonelli, Carolina Dieckman, Claudia Abreu , Giselle Bundchen.
E para finalizar... Aqui vai mais uma croniqueta com sabor dos tempos idos:
Dar sabonetes LUX de lembrancinha para a professora no "Dia dos professores", era o FIM!. Minha mãe quando ensinava para a gurizada recebia aos montes... E ela com toda classe e educação, nunca fez cara de quem não gostou. Por falar nisso lembrei que tive uma professora, coitada! Na verdade era "uma professoranda substituta" (era assim que se chamavam as concluintes do antigo magistério) que entrou para tirar as férias da minha professora titular. Lembro que era a sua despedida, pois tinha passado 04 meses a frente de uma turma que era o "Cão"! Pra se ter uma idéia, Tonho de Zé Costa, Ferrôio, Fatica de dona mocinha e Carilinho de Djali encabeçavam a turma... Imaginou né? Bom! E daí, cada um levou uma lembrancinha que a mãe havia mando. Geeeente! O que essa mulher ganhou de sabonete LUX e pano de prato, não tava no Gibi. E o discurso da gente era sempre o mesmo: "Olha Dona Fulana, minha mãe mandou dizer que a senhora não reparasse tá! É uma besteirinha de nada... Nem olhe, viu! É só uma lembrancinha..." E tome sabonete Lux e pano de prato. E a professoranda, coitada! Dizia: Que liiiindo! Não precisava... Adoro sabonetes LUX ( isso o birô já tava cheio). Santateresatorresmeperdoe! Mas hoje - adulto consciente - mooooorro de vergonha pelos sabonetes Lux que já dei por aí... Fico pensando arrependido: Poxa vida, além de termos dado um presente que não era presente, e sim uma besteirinha de nada.... Tivemos a ousadia de dizer pra coitada que não era nem para ela reparar naquilo que tínhamos acabado de dar. Nem... Olhar para a besteirinha de nada? Peloamordedeus! Se o presente era tão safado assim e a pobre da professoranda nem devia perder seu tempo olhando para ele? Porque é que nós demos? Sinceramente! Hoje da vontade de sair em defesa dessa querida professoranda e responder por ela dizendo: Ah, é? É uma besteirinha de nada... É mes-mo? Jura? E, sem olhar... Zummm, jogar a besteirinha pelo Basculante do Teresa Tôrres como se fosse um nada. E depois dizer: Fica tranqüilo meu bem, diga a sua mãe que nem reparei. Pronto! Se havia alguma culpa de minha parte, acho que me redimi. Vinguei-me de mim mesmo e nunca mais na vida darei sabonetes LUX para ninguém. (RS!).

5 comentários:

Bianca disse...

MUUUUITO BOM o teu blog!!! Apesar de ter nascido no comecinho da decada de 80, teu blog me fez recordar muitas coisas da minha infancia e coisas que meus pais/avos contavam. AMEI os posts sobre sabonetes antigos. Tambem me surpreendeu reparar no fato que as propagandas antigas traziam uma linguagem polida e impecavel - coisa rarissima de se ver hoje em dia. Teu blog foi uma agradavel surpresa neste meu fim de dia. Muito obrigada pelos doces momentos navegando pelo blog :)

T disse...

Lindo o seu post e uma recolha de material muito interessante:)
Beijinhos portugueses!

Anônimo disse...

Boa noite Marcos

Sou o Mário, a quem teceu um comentário no Blogue "Dias que voam"....para não me estar a repetir, se fizer questão veja o comentário que lhe deixei na foto da Joan Crawford...

Abraço e PARABÉNS pelo seu EXCELENTE Blogue. :))Mário

Unknown disse...

Prezado, nos idos da década de 1980, na segunda metade eu creio, ou no começo da decada de 1990 tinha um comercial da lux com uma musica francesa enquanto uma moça se banhava na banheira. Lembra o nome dessa música ? obrigado e parabens.

rafael

Anônimo disse...

POR FAVOR ALGUÉM SABERIA O NOME DO DA MÚSICO DO COMERCIAL DO SABONETE LUX ESTRELADO POR PATRÍCIA PILLAR NO ANO DE 1994 É UMA MÚSICA FRANCESA LINDISSIMA. PODERIA ME AJUDAR