.

.

sábado, 12 de novembro de 2011

EU CONTINUO "FAZENDO" MARAVILHAS COM LEITE MOÇA!!!

Se existe um produto que parece eterno para todos os séculos e séculos amém... É o Leite Moça Nestlé. Geeeente! Todas as vezes que esbarro numa Lata de Leite Moça tenho a impressão que a danada sempre existiu.

O Leite Condensado - na verdade - é um produto de origem francesa, patenteada por americanos e expandida para outros países através da marca suíça Nestlé. 
Ele foi criado primeiramente para ser uma bebida de fácil armazenamento em tempos de crise e de guerras. Do tipo: “Algo prático que dissolvido em água, vire leite”... Simples assim! Então... Com a guerra civil americana (iniciada em 1861) o leite condensado atingiu um enorme sucesso. E a partir de 1880, timidamente, foi ganhando o mundo...
A marca começou a despontar no Brasil em 1890 com o nome esquisito de Milkmaid. 
Mesmo sendo um produto importado (...e bastante caro!), o futuro “Leite Moça” caiu no gosto dos brasileiros. Durante anos os carregamentos vindos da Suíça eram aguardados com grande aflição salivar. E quando a famosa latinha era exibida nas “casas de importados”... Nossa!!! Era um alvoroço total. Todos e todas queriam a ilustre latinha que tinha uma moça estampada no rótulo. E não deu outra... O brasileiro - achando esquisito o nome Milkmaid - transformou a mocinha da lata em marca e passou a pedir: “aquela lata que tem a moça na frente”. E assim ficou conhecida como o Leite da Moça, depois como o Leite Condensado Marca MOÇA® e finalmente, O Leite MOÇA®.

A famosa camponesa que deu origem ao nome da marca no Brasil.
Anúncio da década de 30.
Anúncio da década de 40.
Anúncio da década de 40.
O LEITE MOÇA® apareceu como o principal produto em um dos mais antigos livros de receitas publicados pela NESTLÉ® no Brasil. 1944
Anúncio da década de 50.
Anúncio da década de 50.
Esta lata da década de 70 esteve presente durante toda minha infância.
Em 1962, o rótulo trazia suas primeiras receitas: pudim, doce de leite e sorvete de Leite moça. 
Anúncio da década de 80.
A evolução das embalagens do Leite Moça Nestlé ao longo dos anos...



Atualmente se tem leite moça diet, em caixinha, em tubos, em diversos  sabores e até o mocinha, entre outros...
A Nestlé relançou em 2009/2010 essas latinhas com os rótulos antigos. Tudo isso em comemoração aos mais de 100 anos da Nestlé. 

6 comentários:

Marcelo Bonavides disse...

Leite Moça é clássico!Impossível pensar em doce e não fazer a ligação. Aliás, virou sinônimo de Leite Condensado. Dizemos, "coloca Leite Moça na receita", quando, na verdade, queremos dizer Leite Condensado.

advinsteven disse...

Nestle is for ever...

psd to wordpress

Lusa Vilar disse...

Olá, amigo, em que ocasião faltou leite moça nas nossas mesas lá em "Barbacena"? Tudo era feito com esse delicioso leite, até ao natural por cima das bananas servia de lanche. Era a base para a sobremesa natural nos temos do meu noivado. Seu Carlézio, lembra dele? Sabedor de que o pudim estaria na mesa para a chegada de Carlos, só saía da minha casa quando ele chegava, pois eu não deixava partir antes do noivo ver as minhas habilidades culinárias.
Certo dia, depois de casada,fiz um passeio e deixei os filhos sozinhos. Eles me telefonaram:
- Mãe, como é mesmo a receita daquele pudim de leite moça?
- Uma lata de leite moça, duas medidas iguais de leite ...

Poucas horas depois o telefone do hotel tocou novamente:

- Alô, mãe! Não há quem parta o pudim, ficou mais duro do que rapadura.

- E como fizeram para isto acontecer.

- Nós fizemos igual ao que vc falou.

Rsss, coloraram a lata de leite moça, mais duas latinhas cheias do pó do leite, mas mesmo assim comeram toda a cocada produzida.
Muitas lembranças do leite moça, e ainda hoje continua fazendo história na minha cozinha. Adorei o resgate. Bjs, amigo!

Olho no olho. disse...

Oi Marcos.
De longe o Leite Moça foi a perdição de 10 entre 10 gordinhos. Ele e suas variações gastronômicas, uma delícia.
Um abraço.

RITA RONUSOL disse...

EU AMO ENTRAR NESSE BLOG É O MELHOR QUE JÁ VI POIS EU ADORO LEMBRAR DE COISAS ANTIGAS SEJA O QUE FOR QUE ME LEMBRE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA, E AQUI EU ENTRO NUMA MÁQUINA DO TEMPO PARA RECORDA AONDE JAMAIS PODEREI VOLTAR DE NOVO A NÃO SER ATRAVÉS DO QUE TEM ESSE BLOG. PARABÉNS.

Simone Bittencourt disse...

Matar as saudades destas coisas eh tao delicioso quanto o "Leite Moca"! Como eh gostoso relembrar estas coisas, voltar ao passado e continuar saboreando-as...
O "Leite Moca", acho eu, sera para sempre o campeao da "parada tentadora de sucessos alimenticios"! :) O produto dos deuses acucareiros e garantidor dos empregos dos dentistas! "Leite Moca" produto hipnotizador de glandulas salivares. Obrigado por partilhar estas imagens adoraveis e irresistiveis da mocinha e o seu baldinho de leite. Ate a embalagem eh fofa!!! Quem inventou este produto estava MESMO inspirado, voces nao acham???