.

.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

O VILÃO: O PINGUIM (THE PENGUIN) - BURGESS MEREDITH

O Pinguim (The Penguin) interpretado magistralmente por Burgess Meredith foi um vilão bastante carismático. Vestia-se com elegância: Usava smoking, cartola e gravatinha borboleta de cor roxa. Sem falar, é claro, no seu companheiro inseparável: Um guarda chuva abarrotado de truques.
Ele tinha um porte requintado, aristocrático mesmo. Fumava graciosamente uma longa piteira e soltava suas baforadas politicamente incorretas na cara de seus desafetos. Um barato! 
O pinguim (The Penguin) era um apaixonado por guarda-chuvas e os usava como armas de alta tecnologia para a época. Alguns guarda-chuvas tinham metralhadoras e instrumentos cortantes na ponta, serviam de paraquedas, provocavam explosões e ou se transformavam em verdadeiros lança chamas... Soltavam fogo, fumaça e faíscas de spray para dispersar as pessoas. Um barato! Lembro-me de um guarda-chuva que era usado para espalhar um gás azul e fazer as pessoas dormir. 
O Pinguim (The Penguin) aprontou deveras em Gotham City... Foi candidato a prefeito de Gotham City, criou um estúdio de cinema, abriu um restaurante para os ricos, ou melhor, para roubar os ricos e tentou se casar com a filha do Comissário Gordon (Bárbara Gordon/Batgirl) para receber “privilégios” respaldados na lei. Pode?
Burgess Meredith deu vida a um Pinguim (Penguin) super charmoso, simpático e com uma risadinha mefistofélica seguida de um delicioso... Quack, Quack, Quack. Definitivamente! Era um sujeito cheio de excentricidades.
Um dos vilões mais engraçados do seriado Batman dos anos 60. Sem Duvida! Deixou saudades...
O nosso emblemático vilão sempre esteve acompanhado de grandes e encantadoras damas. E a cada capítulo, lá estava ele, rodeado de mulheres...
... A personagem Dawn Robbins interpretada pela belíssima Leslie Parrish foi uma delas. O Pinguim fez sua estreia no seriado Batman neste episódio (cap. 03/04).
Neste episódio da série televisiva, o Pinguim contou com a ajuda dos capangas Hawkeye (Lewis Charles), Charlie Picerni (Swoop) e Walter Burke (Sparrow) para causar estragos numa fábrica de guarda chuvas e sequestrar a famosa atriz Dawn Robbins.
O Pinguim (The Penguim) na companhia de sua “noiva”: Sophia Starr (interpretada pela atriz Kathleen Crowley). 
Dove (Al Checco) e Eagle-Eye (Lemback Harvey) foram os capangas que ajudaram o Pinguim na implementação de uma falsa agencia de proteção e seguro para os  ricos de Gotham City.
Finella (interpretada pela atriz Julie Gregg).
Pinguim havia prometido para a jovem Finella que seria ela a vencedora de um concurso de trajes de banho. Na verdade, a pobrezinha não ganhou. Daí Pinguim, juntamente com seus capangas, sequestrou a verdadeira vencedora do concurso de beleza e Finella toma seu lugar. Simples assim... (RS!)
O Pinguim e seus capangas: Shark (Dal Jenkins), Swordfish (Louie Elias) e Octopus (Victor Lundin), planejam roubar o dinheiro do Prêmio Anual do jantar de caridade promovido pelos multimilionários de Gotham City.
O Vilão Pinguim cercado por suas três fiéis correligionárias: Lulu (interpretada por Cindy Malone), Judy Parker (Pinguim Girl 01) e Linda Meyers (Pinguim Girl 02). O trio fez campanha e apoiou a candidatura do vilão à prefeitura de Gotham. 
GOON: Era a abreviação da “Grande Ordem do Occidental Nighthawks”. Uma falsa organização que fingiu apoiar a candidatura de Batman à prefeitura de Gotham. Na verdade esses homens eram os capangas do Pinguim.
A bela comparsa do Pinguim, a vilã Chickadee (interpretada pela atriz Grace Gaynor).
O Pinguim abre um restaurante para milionários e conta com a ajuda de outros criminosos...
... Os criminosos são Cordy Blue (Lane Bradford), Maty Dee (Vito Scotti) e Chickadee, se associam ao Pinguim e abrem o restaurante “Ninho do Pinguim”. O objetivo era transcrever as assinaturas dos milionários de Gotham (obtido em seu restaurante) e assinar cheques em branco.
A atriz Terry Moore interpreta a personagem Vênus.
O vilão Pinguim em parceria com outro Vilão, o Coringa, planejam um Golpe de “mestres do crime” intitulado: O Crime do Zodíaco. Seria um crime perfeito no qual roubariam preciosas relíquias com nomes alusivos aos signos zodiacais. A dupla de criminosos contou com ajuda dos capangas: Mercury (Hal Baylor), Marte (Joe Di Reda), Saturno (Eddie Saenz), Netuno (Dick Crockett) e Urano (Charles Picerni).
Outra parceira do mundo do crime foi Marsha, Queen Of Diamonds (Marsha, a Rainha dos Diamantes) interpretada por Carolyn Jones.
Pinguim se associou a Marsha porque ele precisava de uma grande soma em dinheiro para produzir seu filme junto ao estúdio.
A Vilã Lola Lasagne (Ethel Merman) também foi uma inesquecível parceira do Pinguim.
Eles estiveram envolvidos num suspeito esquema de corridas de cavalos.
No último episódio do Pinguim como Vilão, ele contou com a ajuda de Miss Clean, interpretada pela atriz Monique Van Vooren. Ela era uma assistente que o ajudou num plano para infectar todo o dinheiro de Gothan City com a doença do sono. 
E contou também com os comparsas Pushbroom (Newell Oestreich) e Dustbag (Charles Dierkop) em suas ultimas “barbaridades” no seriado.
Burgess morreu aos 90 anos, em 1997, devido a um melanoma  e à doença de Alzheimer. 

Nenhum comentário: